Nossa Palavra – Viva São João, o santo padroeiro

Compartilhe esta notícia:

Está chegando o grande dia, o dia dele. Afinal, apesar de comemorarmos o santo em 24 de junho, é na véspera que as grandes festas acontecem: as famílias se reúnem em volta da fogueira para celebrar o nascimento de São João Batista.

E a fogueira é um elemento fundamental na festa junina, afinal, conta a história, que Isabel e Zacarias, os pais de João Batista, acenderam uma fogueira na noite em que o menino nasceu para avisar aos vizinhos do nascimento da criança.

Por isto, este é o símbolo mais característico dos festejos e algo que pode ser visto ainda nos dias de hoje na porta das casas que honram a mais autêntica tradição junina.

Mas não é só de fogueira que se faz um São João. Uma farta mesa de comidas típicas também é tradição, além da música que dá o tom da festa: xaxado, xote, baião… Muitos destes ritmos, tradicionalmente nordestinos, foram amplamente difundidos Brasil a fora pelo saudoso “rei do baião” Luiz Gonzaga e apropriados pelos festejos juninos devido a autenticidade que é característica primordial do período.

E pra não fazer feio nas festas, tem o capricho nos trajes: vestidos coloridos para as meninas e camisa xadrez para os rapazes. Botas e sandálias de couro podem ser utilizadas de acordo com a necessidade.

Os rapazes podem usar chapéu de couro ou de palha, e as meninas caprichar na maquiagem, realçando a maçã do rosto com blush e investindo num cabelo com trancinhas e laços coloridos. Seja no estilo vaqueiro ou matuto, o importante é estar à caráter para aproveitar a festa com tudo o que ela te oferece.

Compartilhe esta notícia: